Notícias locais
3 de fevereiro de 2023Em dezembro, Venceslau teve saldo negativo na geração de empregos formais.
Em dezembro último, o mercado de trabalho de Presidente Venceslau apresentou uma perda de 49 empregos com carteira assinada.
Os dados foram divulgados essa semana pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
O saldo negativo é decorrente de 146 admissões de 195 desligamentos, para um estoque total de pouco mais de 5,7 mil vínculos ativos.
Dentre os cinco grandes grupos econômicos (Agropecuária, Comércio, Industria, Serviços e Construção), o destaque no mês foi o setor de serviços, que apresentou um saldo negativo de 19 vagas.
Na comparação com dezembro de 2021, houve praticamente uma estabilidade do mercado de trabalho do município. No último mês do ano passado viu-se retração do numero de postos de trabalho.
Setor do comércio
Especificamente no setor comercial, em dezembro último foram observadas a extinção de 18 postos de trabalho. Dentre as três divisões do comércio, os resultados foram os seguintes: o comércio varejista perdeu 11 vagas, o atacado 01 vaga e o comércio e reparação de veículos outros menos 6 vínculos.
Divisão do comércio varejista
Observando especialmente a divisão varejista do comércio local, vê-se que o último mês do ano foi marcado pela redução do mercado de trabalho em exatamente 11 vagas. Somente os supermercados e lojas de departamentos apresentaram um saldo positivo.
No ano, o varejo possuiu o avanço em apenas um posto de trabalho com carteira assinada. Apenas como comparação, em 2021 a divisão marcou um saldo de mais 18 vagas.