Notícias locais
5 de agosto de 2024Empregos formais em Junho sofrem nova queda em Presidente Venceslau
Empregos formais em junho sofrem nova queda em Venceslau
Desde abril último, quando foi registrada uma queda de 23 postos de trabalho, Presidente Venceslau vem perdendo vagas de empregos com carteira assinada, de acordo com dados fornecidos pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Em maio/2024 foi registrado saldo negativo de dois empregos e, agora, em junho/2024, mais uma baixa, com desligamento de mais cinco postos na cidade.
Para este novo saldo negativo foram registradas 226 admissões e 231 desligamentos, em um universo de 6.101 vínculos empregatícios ativos. Dentre os maiores segmentos da economia local, o destaque mensal foi a construção civil, com 3 vagas a menos. Houve ainda 01 queda no setor agropecuário e 01 vaga a menos no setor de serviços. Já o comércio mostrou estabilidade nesta última atualização do Novo Caged. Ao todo, foram avistadas 70 admissões e 70 desligamentos, em um estoque de 2.072 vínculos.
Ao analisar a divisão varejista do comércio, 11 empregos perdidos em junho na economia local tiveram influência principalmente do segmento de materiais de construção e congêneres (-10 vagas). No entanto, ao computarmos o saldo acumulado dos primeiros seis meses de 2024, o varejo apresenta uma retração de 45 postos de trabalho, influenciado predominantemente pelo resultado do grupo de supermercados e lojas de departamentos, que extinguiu 31 vagas neste primeiro semestre.
Agora, no geral, em todos os setores, ao comparar com junho de 2023 – que gerou 50 novos postos -, os empregos formais em Presidente Venceslau no mesmo mês deste ano tiveram uma retratação de 45 postos de trabalho, uma retratação significativa para a economia local.