Notícias locais
25 de janeiro de 2019eSocial nas empresas foi tema de palestra organizada pelo Sincomercio



Nesta quinta-feira à noite, 24, na Faculdade Anhanguera, em Presidente Venceslau, o Sincomércio do Pontal do Paranapanema/Alta Paulista, em parceria com o Senac, promoveu palestra sobre o eSocial nas empresas.
O assunto foi abordado pelo professor do Senac, Ângelo Tonon, e reuniu representantes de escritórios de contabilidade, empresários e interessados no tema.
Durante mais de duas horas, Tonon elencou as principais mudanças para o preenchimento de informações sobre vínculos trabalhistas, que agora passam a ser integradas.
O esocial é a nova obrigação acessória que todas as empresas e órgãos públicos terão que cumprir para gerar informações à Receita Federal, Previdência Social, Ministério do Trabalho e Caixa Econômica Federal sobre todas as relações onerosas de trabalho.
Faz parte do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital). É considerado o maior dos SPEDs, por abranger a totalidade de empresas e gerar informações de todos os trabalhadores com vínculo de trabalho formal no país.
Tem como objetivo dar maior transparência fiscal para os entes participantes. Também gera maior garantia de direitos aos trabalhadores e uma futura simplificação de processos para os empregadores, já que o eSocial substitui as declarações GFIP, RAIS, CAGED e DIRF.
Rafaela Romigyo, que atua como perita na área trabalhista no Sincomércio, afirmou que a palestra contribuiu e ajudou a dirimir dúvidas dos participantes, uma vez que a medida foi adotada recentemente para as empresas incluídas no Simples Nacional e para os MEIs (Microempreendedores Individuais).
“Em nome do presidente Guido Denippotti, quero agradecer o Senac pela parceria e também as empresas e escritórios de contabilidade que enviaram representantes para que a palestra alcançasse seus objetivos”, ressaltou Rafaela.