Notícias locais

1 de fevereiro de 2024

Presidente do Sincomércio sugere antecipar feriados


Conforme levantamento da FecomércioSP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo), os feriados nacionais e as pontes deste ano podem ocasionar, ao comércio varejista da região de Presidente Prudente, uma perda total de R$ 284,7 milhões — montante 6,9% menor do que o previsto em 2023.
Para a entidade, o principal motivo para o impacto menor é que, neste ano, quatro feriados cairão em fins de semana, reduzindo também o número de “pontes”.

Para evitar o impacto de redução nas vendas, o presidente do Sincomércio do Pontal do Paranapanema/Alta Paulista, Guido Denippotti, sugere que ocorra antecipação de feriados que caem de terça a sexta-feira para a segunda-feira anterior.

Esta medida, segundo ele, poderia potencialmente reverter a projeção de queda no comércio, trazendo benefícios econômicos mais amplos.

“Quando feriados ocorrem nas segundas-feiras, observa-se um aumento na dinâmica de diversos setores, incluindo comércio, turismo e serviços. Isso se deve a tendência das pessoas de aproveitarem um fim de semana prolongado, o que estimula o consumo e as viagens. Com feriados prolongados mais frequentes, o varejo pode experimentar um aumento no fluxo de clientes, e o turismo pode se beneficiar com um número maior de viagens curtas”, explica.

Ainda conforme Denippotti, essa abordagem também oferece uma previsibilidade maior para os empresários planejarem promoções e estratégias de vendas, além de permitir que os trabalhadores tenham um descanso mais significativo, podendo contribuir para o aumento da produtividade.

No entanto, ele ressalta que a mudança requer uma análise cuidadosa e um debate amplo com todas as partes interessadas, incluindo empresários, trabalhadores e o governo, para assegurar que os benefícios sejam maximizados e que não haja desvantagens significativas para nenhum setor.

Voltar para Notícias

parceiros